A realização do treinamento de TI é uma demanda fundamental no atual cenário devido às constantes inovações e transformações na área e à limitação de cursos tradicionais em oferecer as habilidades técnicas necessárias para desenvolver novas soluções.
De fato, as profissões relacionadas a TI não param de crescer. A expectativa, segundo o IDC, é que em 2020 haja um crescimento de 3,9% nas vagas em tecnologia em relação a 2019.
Para 2023, a previsão é de que haja 62 milhões de empregos de TI no mundo todo. O LinkedIn aponta que, atualmente, 10 entre as 15 profissões que mais crescem são em tecnologia.
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Dado esse cenário, conheça a seguir a importância do treinamento de TI e como otimizá-lo para sua equipe.
O aumento dos profissionais na área de tecnologia deve-se às atualizações e transformações constantes que demandam novos conhecimentos e habilidades.
Portanto, para que eles estejam aptos para atuar no mercado de trabalho de tecnologia da informação atual, é indispensável investir em novas habilidades por meio do treinamento de TI, como:
Esses conhecimentos podem ser obtidos e comprovados por meio de treinamentos técnicos, certificações e cursos.
Entre os destaques estão as certificações de TI, pois elas comprovam as habilidades dos profissionais de TI em áreas bastante específicas, como nuvem, segurança, ciência de dados, arquitetura da informação e outras.
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Muitos gestores têm dúvidas de como e quando investir em um treinamento de TI, de forma que não é incomum que haja dificuldades em identificar as estratégias de capacitação da equipe.
A seguir, apresentamos um passo a passo visando a auxiliar nesse processo estratégico de definição dos treinamentos.
Inicialmente, os gestores devem mapear as necessidades da empresa em relação à equipe de TI. Por exemplo, se o objetivo é ter mais agilidade e produtividade por meio da automação de processos, os gestores devem definir uma qualificação que atenda a essa demanda específica.
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Identificados os objetivos de curto e médio prazo da empresa, é preciso fazer um levantamento individual com os colaboradores verificando como eles podem auxiliar na transformação prevista.
Por exemplo, os profissionais podem ter domínio sobre o processo de implementação, mas terem uma formação insuficiente na área de computação em nuvem e internet das Coisas (IoT) que serão necessárias à transformação desejada.
Realizados os mapeamentos da empresa e da equipe, é preciso definir em quais habilidades e competências os treinamentos vão focar para atender as necessidades do negócio.
Em seguida, a empresa deve identificar uma parceira educacional que supra as necessidades do ponto de vista técnico, disponibilizando o treinamento de TI, mas também que esteja alinhada aos valores do negócio.
Isso permite que o treinamento desenvolva as competências técnicas demandadas, mas seja personalizado às necessidades da organização, como destacando questões como segurança da informação e inovação, caso seja uma prioridade à empresa.
Para avaliar o desempenho da equipe, o melhor recurso são os certificados de TI. Eles testam o profissional em relação às habilidades mais fundamentais em uma área, englobando conhecimentos teóricos e práticos.
A definição de um parceiro educacional especializado em treinamentos de TI no ambiente corporativo e que seja de confiança é essencial.
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A Inlearn é uma empresa especializada que desenvolve treinamentos técnicos com professores experientes, disponibiliza cursos presenciais e a distância e tem um grande leque de cursos.
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