Desde o início da pandemia, temos acompanhado as empresas se adaptarem em todos os setores para conseguirem atender suas demandas e gerar resultados positivos. Nesse sentido, o treinamento de TI se tornou parte fundamental para assegurar a eficiência da equipe.
De acordo com dados da Runrun.it, 88% das empresas adotaram o trabalho remoto. Além disso, 80% dos gestores estimam manter as práticas dessa modalidade mesmo após a flexibilização da quarentena.
Esse cenário também potencializou a busca por ferramentas e tecnologias que viabilizem o home office, como plataformas de gerenciamento, comunicação e mecanismos de cibersegurança.
Para se ter uma ideia, conforme dados da IDC Brasil, o primeiro trimestre de 2020 registrou um aumento de 4,8% no mercado de infraestrutura de TI, gerando um faturamento de US$ 344,68 milhões.
Mas, afinal, como maximizar a eficiência dos colaboradores no trabalho remoto e qual a importância do treinamento de TI nesse processo? Para te auxiliar a responder esses questionamentos, elaboramos um conteúdo completo, confira!
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Apesar de parecer simples, gerenciar uma equipe a distância é um desafio e os gestores devem realizar um planejamento detalhado, que englobe a estrutura de todo o time e suas necessidades. Dentre as principais ações, podemos destacar:
Uma das dificuldades no home office é estabelecer uma interação assertiva com todos os membros da equipe e esse obstáculo pode ter diversas causas, desde a ausência de ferramentas apropriadas até a falta de uma cultura pautada na comunicação.
No entanto, permitir esse tipo de vulnerabilidade afeta a efetividade das tarefas, a veracidade da troca de informações e os resultados do time. Como também, pode abrir espaço para tentativas de ataques cibernéticos ou fraudes nos fluxos internos.
Por isso, alinhe um processo de comunicação claro e efetivo, certifique que a sua equipe possui plataformas adequadas e mapeie possíveis dificuldades.
Outra iniciativa que auxilia no aumento da efetividade dos colaboradores no trabalho remoto é a otimização.
No entanto, para implementá-la, é necessário identificar os principais gargalos operacionais, como trabalhos repetitivos, erros de fluxos e outros obstáculos que afetam o dia a dia do time.
Dessa forma, os gestores conseguem adotar processos mais rápidos e minimizar os riscos de erros nas atividades, reduzindo o retrabalho e, inclusive, prejuízos financeiros.
Por fim, não podemos falar sobre alterações tão profundas nos processos organizacionais, como a adesão do home office, sem citar a importância de investir em treinamento de TI.
De modo geral, assegurar o desenvolvimento profissional de seus colaboradores, especialmente durante períodos de crise, é sinônimo de aperfeiçoamento de novas habilidades tecnológicas.
Com isso, além de melhorar a infraestrutura interna, sua empresa ainda pauta a cultura organizacional no constante aprendizado e inovação, aumenta a retenção de colaboradores e garante competitividade no mercado.
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