A transformação digital no varejo já é uma realidade que vem conquistando um espaço significativo nos últimos anos. Entretanto, com os desafios propostos pela crise da Covid-19, aderir novas tecnologias tem se tornado um diferencial competitivo para sobrevivência do comércio.
Na prática, apesar das instabilidades do mercado, houve um aumento de 20% das vendas onlines, de acordo com um levantamento realizado pela MCC-ENET.
Além disso, conforme uma pesquisa da NZN Intelligence, 71% dos brasileiros entrevistados declararam que desejam gastar mais com compras pela internet.
Uma das principais razões para esse crescimento foi a necessidade do isolamento social, que desencadeou o fechamento de centenas de lojas presenciais.
Com o mesmo afinco, os empreendedores tiveram que investir em maneiras para alcançarem o seu público e continuarem atendendo as demandas do setor remotamente.
É o que nos revela dados da SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo). Conforme levantamento, 92% dos varejistas pesquisados relacionaram o aumento das vendas à adequação da transformação digital, inclusive, 62% já haviam aderido à inovação na edição anterior da pesquisa.
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Todos esses dados nos mostram uma verdade inegociável: é necessário se modernizar para não apenas sobreviver na crise, mas garantir destaque da concorrência após a pandemia.
Para te ajudar na transformação digital no varejo, elaboramos um conteúdo completo com boas práticas para acelerar esse processo. Confira.
A inovação depende de algumas estratégias para ser efetivada. Elencamos as principais abaixo:
O primeiro passo para potencializar a modernização tecnológica é realinhar as bases da corporação, ou seja, os processos.
É fundamental analisar todos os fluxos, identificar gargalos e implementar a otimização com o objetivo de manter a efetividade operacional e reduzir custos.
Essa fase deve considerar também as principais deficiências da empresa que possam interferir na transformação digital no varejo, como a falta de ferramentas específicas, ausência de estratégias onlines e fragilidades comerciais.
Com essas informações, pode-se estabelecer alguns planos de ação de contingência, visando minimizar os impactos e preservar os negócios.
Outro pilar imprescindível da inovação é a mudança de mindset. A adequação tecnológica não trata-se de uma alteração momentânea ou que gera impactadores resultados em um prazo curto.
Pelo contrário, diz respeito à uma poderosa disrupção, capaz de modificar pensamentos, procedimentos e todas as práticas internas de uma empresa.
Nesse sentido, apesar de ser um investimento fundamental para viabilizar o funcionamento das corporações diante das dificuldades do mercado, traz grandes retornos a médio e longo prazo.
A transformação digital no varejo também é baseada na experiência do cliente e seu comportamento.
Por isso, é essencial conhecer muito bem o seu público-alvo e os consumidores que já fazem parte da sua carteira. Desse modo, é possível implementar ações que vão ao encontro de suas principais necessidades.
Por fim, não podemos falar sobre inovação sem citar a importância da capacitação técnica e dos treinamentos para os colaboradores.
Essas estratégias qualificam todo o time de TI das empresas e permitem uma transição tecnológica completa, reduzindo os erros e potencializando a eficiência de todos os fluxos.
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