A transformação digital no varejo já é uma realidade. Por isso, a sobrevivência no mercado depende da capacidade das companhias de se adequarem a esse novo cenário e inovarem.
Assim como proporcionam uma série de oportunidades, essas transformações também implicam em desafios. Para se manterem competitivos, os negócios precisam superar tais barreiras e entrar de vez na era digital para oferecer melhores experiências ao cliente.
Saiba, a seguir, qual o potencial da transformação digital no varejo, o que esperar para os próximos anos e os principais desafios.
Leia também: Como promover a transformação digital no varejo?
De acordo com o IBGE, são 126,3 milhões de brasileiros com acesso à internet. O que representa 69,8% da população com mais de 10 anos de idade. Vale destacar que 97% têm acesso pelo celular, enquanto 56,6% se conectam à internet pelo computador.
Ou seja, os consumidores das empresas varejistas estão com informações na ponta da mão no celular. E, para impactá-los, é preciso muito mais que estar presente nas redes. Os clientes estão mais exigentes, querem personalização, respostas ágeis e atendimento de excelência.
É aqui que entra a transformação digital no varejo. Afinal, as empresas precisam pensar à frente e usar tecnologias, como inteligência artificial, machine learning e automação.
Inclusive, de acordo com o estudo Retail Vision Study, as tendências tecnológicas vão moldar o futuro, inclusive o comércio. No setor varejista, até 2021, a previsão é de:
Ainda segundo a pesquisa, 72% dos varejistas pretendem reinventar a cadeia de suprimentos. Para isso, planejam investir em automação, sensores e análises com foco em respostas em tempo real.
Os principais objetivos com essas mudanças são o aprimoramento da experiência do cliente, o aumento da visibilidade da oferta e a expansão das oportunidades de receita.
Leia também: Segurança da Informação: saiba a relação da automação e da necessidade de DPO
Fica claro, portanto, que a expectativa é de um alto investimento nos próximos anos para se adequar ao cenário de transformação digital no varejo. Mas quais são as tendências mais desafiadoras? Confira!
Um dos destaques da transformação digital no varejo é a velocidade das mudanças e da necessidade de inovação. Em pouco tempo, as novidades se tornam parte do dia a dia e, logo, ficam ultrapassadas e precisam ser reinventadas.
Por isso, na prática, as varejistas planejam implementar até 2021 uma série de soluções tecnológicas, como:
Ou seja, entrar em uma loja daqui a dois anos pode ser uma experiência completamente diferente dos dias atuais. O que envolve tecnologia e informação na ponta do dedo.
Esse cenário totalmente digital e tecnológico implica em outro desafio: o treinamento e qualificação dos colaboradores.
De acordo com o levantamento, 85% dos entrevistados na América Latina planejam usar a tecnologia para personalizar a visita à loja.
No entanto, essas inovações exigem a adaptação e a capacitação dos vendedores. E não apenas para atender, mas também para auxiliar no uso dos recursos digitais disponíveis.
Além disso, uma questão potencialmente crítica é a segurança dos processos. A qualificação das equipes de TI em empresas de varejo se apresenta como uma demanda urgente para que as inovações sejam implementadas com segurança.
Logo, as varejistas devem treinar e qualificar seus profissionais em larga escala. Tanto os que vão lidar com a tecnologia no cotidiano, como os responsáveis por implantá-las e monitorá-las.
Leia também: Cursos e certificações de TI: saiba quais são as mais importantes
A transformação digital no varejo é inevitável, mas as empresas podem se preparar para entrar nesse novo cenário mais competitivas. Dessa forma, é fundamental que os gestores invistam no treinamento adequado dos colaboradores.
A realização de um curso completo e padronizado é determinante para que a equipe de TI esteja apta para atuar com a avaliação, implantação e monitoramento das novas tecnologias.
A Inlearn é especializada em soluções educacionais atendendo corporações de toda América Latina, com programas presenciais e a distância de acordo com as necessidades de cada negócio.
Oferecemos um portfólio amplo de treinamentos oficiais autorizados e focados em tecnologias emergentes. Conheça os nossos cursos técnicos!
*/ ?>