Líderes capacitados para lidar com equipes diversificadas são essenciais para empresas que almejam o sucesso do negócio. É importante saber, entretanto, que existem vários tipos de liderança, que podem ser exploradores de maneiras distintas pela companhia.
Antigamente, a imagem do líder era sempre relacionada ao autoritarismo. No entanto, esse perfil mudou e, hoje em dia, a combinação de diferentes características pode resultar em um profissional mais completo e pronto para assumir a liderança.
É importante que os gerentes de RH conheçam os tipos de liderança existentes e como podem ser identificados, retendo e incentivando profissionais com essas qualificações.
O tipo de liderança mais adequado para uma determinada área ou equipe vai depender de diferentes aspectos, como o perfil dos profissionais da equipe, os objetivos da área, a experiência, entre outros aspectos.
A seguir, conheça os principais tipos de liderança e como cada um deles pode impactar o crescimento do seu negócio.
A liderança coercitiva é mais baseada no modelo clássico no qual há uma centralização das decisões. O controle das atividades é mais rígido e o gestor utiliza regras mais severas para exigir resultados por parte dos colaboradores.
Na liderança mobilizadora, o objetivo é a construção conjunta, na qual líder e colaboradores atuam em parceria para definir metas de trabalho e encontrar os caminhos para alcançá-las. Nesse modelo há uma grande motivação do time, refletindo do desempenho dos profissionais.
Uma característica determinante do líder para a liderança afiliativa é a empatia, pois o objetivo desse método é utilizar as qualificações pessoais de cada membro da equipe para torná-las mais fortes. Dessa forma, é preciso que o líder incentive a colaboração e mantenha o grupo unido.
Na liderança democrática, os colaboradores participam conjuntamente dos processos de decisão e sugestões, buscando o aperfeiçoamento individual e coletivo da equipe com um líder que tenha essa preocupação e respeite as individualidades.
O líder marca-passo é aquele que tem por objetivo encontrar um direcionamento claro para a equipe, estabelecendo metas objetivas e ousadas, sendo um modelo indicado para quando o time funciona mais autonomamente.
Um líder servidor é aquele que busca o crescimento da equipe por meio de uma cultura de respeito e confiança. Ele deve ser comunicativo, empático e encorajador, incentivando que os colaboradores desenvolvam as próprias capacidades individuais.
A liderança situacional parte do princípio que pessoas, empresas e equipes têm características próprias, sendo preciso compreender a situação para identificar a melhor abordagem. O líder deve ser analítico e basear a liderança em quatro pilares: direção, coaching, apoio e delegação.
O líder coach é aquele profissional que é uma inspiração para os demais profissionais e utiliza essa posição para estimular o desenvolvimento de habilidades e aptidões entre os colaboradores. Dessa forma, será possível potencializar os resultados e desempenho do time utilizando os princípios do coaching.
Cada tipo de liderança é indicado para determinadas situações, sendo importante que a empresa desenvolva estratégias para identificar essas características nos colaboradores e incentivar que profissionais de destaque tornem-se líderes.
É importante saber que as aptidões de um líder também podem ser aprendidas em treinamentos de liderança, que permitem desenvolver essas potencialidades e melhorar o desempenho do líder e dos colaboradores, considerando os tipos de lideranças e as características específicas de cada um.
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