Assim como os demais segmentos do mercado, o varejo já faz parte da nova era digital. A imperatividade das mídias sociais e o surgimento de tecnologias de pagamento inovadoras estão transformando o setor.
Mesmo antes do crescimento abrupto da Web 3.0, o varejo sempre foi uma esfera do mercado que lida com muitos dados, especialmente dados pessoais e financeiros. Contudo, é um segmento que ainda negligencia o tema de gestão de segurança da informação.
Especialmente após a pandemia do coronavírus, as compras online e a interação virtual com o consumidor tornaram-se um cenário inevitável para grande parte dos lojistas. Com a combinação entre lojas físicas e digitais, é essencial que os varejistas desenvolvam uma sólida estratégia para gestão de segurança da informação.
Afinal, quais são os passos necessários para elaborar uma gestão de segurança da informação prática e eficaz? Explicaremos as principais etapas, confira.
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O primeiro passo para otimização da gestão de segurança da informação é entender quais são os riscos e vulnerabilidades existentes no negócio.
Para ganhar esse conhecimento, uma empresa pode auditar e investigar dispositivos e sistemas, a fim de registrar quais são os dados coletados e tratados pela companhia, como e onde estes dados são armazenados e quem tem acesso a eles.
Com a descrição dos processos e o conhecimento de quais dados são gerenciados pela empresa, a etapa seguinte deve ser a definição de ferramentas para uma boa gestão de segurança da informação.
Neste momento, o gestor deve levar em consideração especificações técnicas e praticidade para definir qual hardware e software devem ser utilizados na empresa, tanto para a execução das tarefas gerais quanto para a gestão das mesmas.
Se possível, é recomendável a realização de penetration tests nas ferramentas antes da sua implementação para uso, a fim de identificar possíveis vulnerabilidades em dispositivos ou aplicações de terceiros.
Com o mapeamento dos ativos e processos e com a definição das ferramentas a serem utilizadas, o próximo passo é a criação de diretrizes para a gestão de segurança da informação.
Esse documento deve conter padrões quanto a quais dispositivos, sistemas e aplicações devem ser utilizados para realização das atividades da empresa, bem como regras de conduta para os colaboradores, que devem servir como orientação sobre como agir com segurança em determinadas situações.
Não menos importante, a etapa de treinamento de uma equipe de colaboradores é essencial para facilitar a gestão de segurança da informação.
No dia a dia, a gestão de segurança da informação e execução das ações necessárias para prevenção e mitigação de vulnerabilidades exigem atividades muito complexas para serem executadas por uma única pessoa.
Por isso, investir na capacitação e especialização de uma equipe dedicada à segurança da informação é imprescindível para uma gestão de segurança da informação prática e eficiente.
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