Não é uma grande novidade que o momento atual inspirou diversas mudanças, tanto operacionais, quanto nas iniciativas para preservação dos dados de uma empresa, como o curso de cibersegurança.
Esse processo se tornou ainda mais emergente diante do período de quarentena, em que houve um salto nas tentativas de ataques virtuais.
Para se ter uma ideia, 40% das empresas brasileiras não possuem políticas de segurança, é o que nos revela um levantamento realizado pela Kaspersky.
Ainda de acordo com a pesquisa, somente 45% das organizações implementaram diretrizes para a área de cibersegurança e 15% não obrigaram os seus funcionários a utilizarem, mesmo no contexto do trabalho remoto.
O mesmo relatório também cita que 49% dos colaboradores acessam os arquivos da empresa nos equipamentos corporativos e nos seus dispositivos pessoais, como celulares e notebooks, e 12% não possuem aplicações de segurança virtual.
De modo geral, essas informações demonstram que as organizações precisam investir em medidas para garantir a preservação dos dados internos e o curso de cibersegurança é a melhor maneira de garantir isso.
Na prática, esse treinamento qualifica os colaboradores para montarem um planejamento paliativo de segurança, além de um plano de contingência de TI em casos de ameaças.
Dessa forma, a instituição consegue implementar ações rápidas e efetivas, maximizando os resultados e eficiência, além de minimizar perdas.
Veja também: Curso de cibersegurança: como prevenir ataques digitais no ambiente corporativo e no trabalho remoto
Mas, afinal, vale mesmo a pena investir no curso de cibersegurança em tempos de crise? Para te ajudar a responder esse questionamento, separamos 5 benefícios desse tipo de treinamento, confira:
Uma das principais razões para investir em segurança é a preservação de informações sensíveis da empresa, especialmente no home office, em que os funcionários estão mais suscetíveis às ameaças virtuais.
De acordo com dados divulgados por uma outra pesquisa da Kaspersky, 67% dos brasileiros que estão atuando remotamente não receberam orientações de segurança cibernética.
Além disso, diversos colaboradores estão utilizando aplicações não indicadas pelo time de TI, seja para videoconferência (43%), armazenamento (44%) ou mensagens instantâneas (51%).
Nesse cenário, o curso de cibersegurança é capaz de orientar os colaboradores e diminuir as lacunas operacionais, evitando o comprometimento de dados.
Por outro lado, preservar informações é sinônimo de fluxos mais transparentes entre diferentes setores. Com isso, a troca de dados é mais assertiva, como também a confiabilidade desses processos.
Além disso, todo o armazenamento também se torna mais simples e transparente, viabilizando a elaboração de relatórios detalhados e tomadas de decisões efetivas.
A adesão de novas tecnologias, principalmente quando nos referimos à transformação digital e cibersegurança, há muito tempo, se tornou um diferencial competitivo.
Isso porque permite que as empresas se adaptem com mais facilidade e consigam gerar resultados, independentemente da época.
Uma das características do curso de cibersegurança é a possibilidade de otimização das tarefas internas.
Desse modo, não apenas a eficiência do time é potencializada, mas também a produtividade dos colaboradores.
Por fim, um planejamento bem efetuado para evitar ataques cibernéticos garante monitoramento em tempo real automaticamente.
Com isso, pequenas tentativas de invasões são facilmente identificadas e contidas por diferentes meios. Além disso, o reconhecimento de possíveis vulnerabilidades permite que a equipe aprimore as estratégias internas constantemente e corrija falhas com rapidez.
Leia também: Curso de cibersegurança: por que investir nesse tipo de treinamento de TI?
A Inlearn é uma parceira educacional que possui mais de 20 anos de experiência no mercado e já formou mais de 12 mil alunos na América Latina.
Contando com instrutores experientes e conteúdos inovadores, a Inlearn oferece curso de cibersegurança e outras treinamentos na área de tecnologia da informação e comunicação com o objetivo de auxiliar os seus parceiros na transformação digital de seus negócios.
Além de garantir resultados efetivos nos fluxos operacionais, também facilita a redução de custos, aumento do ROI e melhor prestação de serviços.
Deseja saber mais? Acesse agora mesmo e converse conosco!
*/ ?>