A cibersegurança é um tema cada vez mais em evidência na nossa sociedade devido ao uso das soluções digitais por consumidores e empresas.
Apesar dessa preocupação, o Brasil ainda é um dos principais alvos de ciberataques em nível mundial e permanece vulnerável a ataques antigos, de acordo com uma pesquisa da empresa de segurança cibernética Fortinet.
O relatório revelou que o Brasil sofreu 15 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos em apenas três meses. O que coloca o país como um dos principais alvos e eleva a importância da cibersegurança nas empresas.
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Existem diversas práticas que podem ser desenvolvidas pelos gestores com o objetivo de aumentar a cibersegurança nas empresas, minimizar as vulnerabilidades e evitar os prejuízos causados pelos ciberataques.
No entanto, para que as estratégias sejam efetivas, as lideranças devem sempre atuar engajadas com as equipes tanto de TI, como de outras áreas. Saiba mais a seguir!
Um primeiro passo para garantir a cibersegurança é a criação e difusão de uma política de segurança da informação e conscientização dos colaboradores.
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Esse tipo de documento estabelece diretrizes gerenciais que afetam todos os colaboradores, visando tanto a conscientização das equipes como também o engajamento com as boas práticas.
Um exemplo é o uso pessoal e intransferível de senhas de acesso aos computadores corporativos, evitando o acesso indevido às informações de outras áreas.
A realização de simulações de ataques ajuda a preparar tanto a equipe de segurança da informação quanto os demais colaboradores para situações reais que podem acontecer.
Com esse tipo de prática constante, as equipes ficam mais aptas a identificar ameaças e o tempo de resposta também é menor, reduzindo danos, prejuízos e criticidade dos ciberataques.
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Para que as demais lideranças e colaboradores fiquem engajados com as melhores práticas de segurança da informação, é importante que eles vejam que essa diretriz faz parte da cultura organizacional, refletindo-se nas práticas cotidianas.
Neste sentido, vale a pena ter canais de comunicação fáceis entre a equipe de TI e os demais departamentos e também encaminhar boletins informativos com recomendações de como fortalecer senhas, evitar e-mails suspeitos e outras.
A empresa deve atuar constantemente para ampliar os conhecimentos sobre as ameaças digitais e formar um banco de dados, visando reforçar a cibersegurança.
Para isso, uma recomendação é reportar situações suspeitas para que sejam averiguadas e criar um registro da análise dos ataques, indicando resposta e formas futuras de evitar a propagação da ameaça.
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Os treinamentos devem ser direcionados a todos os membros da equipe. No caso dos profissionais de outros departamentos que não de TI, as capacitações de segurança incluem conscientização das práticas, identificação de ameaças e situações que devem ser reportadas à equipe de segurança da informação.
Já a equipe de TI em si também deve ser qualificada para melhorar a estruturação dos processos de segurança e também minimizar danos, melhorando tempo de resposta e a tomada de decisão.
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