A inteligência artificial (IA) é uma tecnologia que evolui para o uso em soluções de diversas áreas, desde a medicina até a segurança cibernética. No entanto, assim como todas as tecnologias, ela também pode ser usada para o bem ou para o mal, de forma que juntamente com o aprendizado de máquina seja utilizado para de forma maliciosa, como em ataques cibernéticos, ou para a solução de problemas em sistemas de monitoramento que provém segurança.
Os ataques cibernéticos são uma forma de crime digital que pode ter graves consequências financeiras, de privacidade e de segurança, afetando empresas, governos e indivíduos. A utilização de técnicas avançadas de IA pelos cibercriminosos pode tornar esses ataques ainda mais sofisticados e difíceis de detectar.
Um exemplo de como a IA pode ser utilizada em um ataque cibernético é o uso da técnica de phishing. O phishing é uma técnica de engenharia social em que o atacante envia um e-mail malicioso com o objetivo de obter informações sensíveis de uma pessoa ou empresa. Com o uso da IA, um atacante pode criar um e-mail forjado muito convincente e personalizado para a vítima, utilização de informações como as suas preferências de compra e comunicação. Isso aumenta a probabilidade de a vítima clicar em links ou baixar arquivos maliciosos.
A IA também pode ser usada para atacar sistemas de segurança cibernética. Os cibercriminosos podem construir modelos de aprendizado de máquina que imitam o comportamento de usuários legítimos, passando despercebidos pelos sistemas de segurança. A partir daí, podem explorar vulnerabilidades em sistemas específicos e ganhar acesso não autorizado a informações confidenciais.
Para combater ataques cibernéticos usando IA, os especialistas em segurança cibernética também estão utilizando a mesma tecnologia. Isso permite que as empresas e organizações identifiquem e neutralizem ameaças antes que elas possam causar danos. Por exemplo, o aprendizado de máquina pode ser usado para analisar o tráfego de rede e identificar padrões de comportamento que indicam um possível ataque.
Novas políticas de segurança e ferramentas modernas permitem que o uso de dispositivos móveis seja utilizado de forma segura, antecipando novos riscos e aplicar novas regras de políticas automaticamente.
A utilização da Inteligência Artificial (IA) nas tecnologias atuais traz ganhos, pois ela nos permite simular o raciocínio humano de analisar e interpretar dados para a solução de problemas, sendo possível trazer resultados estratégicos sem a intervenção humana.
Uma solução utilizando IA para os sistemas que fazem a segurança nas empresas, permite a automatização dos processos garantindo uma maior segurança automaticamente e consequentemente, por meio de sistemas o aumento da segurança no ambiente de TI.
Estes sistemas devem estar preparados com algoritmos que encontrem vulnerabilidades constantes e mitiguem novos riscos e ameaças que não eram conhecidos antecipadamente, permitindo que estas empresas se antecipem ao problema, mesmo que esta segurança não possa ser garantida em 100%.
O investimento a estas novas tecnologias é necessário para que se tenha minimamente uma proteção aos riscos inerente a todo processo de negócio de todas as empresas. E mesmo assim, com todo investimento em tecnologia e especialização pela qual passamos diariamente, estamos sujeitos a falhas na segurança.
O que é possível concluir é que com o uso da inteligência artificial (IA) no processo do combate a ataques cibernéticos, mesmo ela sendo uma ferramenta muito utilizada para os ataques cibernéticos comprovadamente, é possível tê-la como aliada hoje nos sistemas de segurança da informação.
As empresas e organizações precisam estar sempre um passo à frente dos cibercriminosos, utilizando a mesma tecnologia para se proteger contra possíveis ameaças. O investimento em tecnologia e inovação se faz necessário, mesmo que caro e quando se fala em segurança este não é garantido em 100%, mas é importante para que seja garantido o mínimo em proteção para os clientes, o produto e mesmo a marca da empresa.
Não perca nosso Webinar Gratuito sobre IA & Ataques Cibernéticos!
Dia 10/07 – 11h às 12h
Em 3 módulos, vamos te mostrar como a revolução IA e os Ataques Cibernéticos não param de crescer e como você pode aproveitar para alavancar a sua carreira ou da sua equipe! Inscreva-se >
Ao longo de nossa história, formamos mais de 12.000 alunos, não só em nossas salas de aula, mas também nas dependências de nossos clientes ou parceiros, com abrangência na América Latina. Saiba mais >
Autora: Patricia Bonezi, MSc
*/ ?>