O treinamento da equipe de TI é muito importante para as empresas e neste post você vai entender o porquê.
A internet já não é o faroeste que era no início, graças aos avanços da tecnologia e da regulação do setor. No entanto, as ameaças à proteção e à privacidade dos seus usuários continua a ser um risco real, tanto a nível pessoal como profissional. E o Brasil é um dos principais alvos de ataques cibernéticos em todo o mundo, entre vazamento de informações sigilosas, sequestros de dados ou invasões de sistemas.
Por isso, é fácil entender a importância que tem o treinamento da equipe de TI nas empresas para prevenir e evitar este tipo de crime. Só no ano passado, o Brasil foi o quinto país do mundo com mais ataques cibernéticos, o que significou uma perda de 6 trilhões de reais para as empresas, o triplo do PIB brasileiro. São números impressionantes, mas que os especialistas não preveem que vão baixar no futuro próximo, a menos que o Governo aja com determinação e de forma séria.
Logo no início do ano transato, aconteceu no Brasil o maior vazamento de dados da história da internet no país, que afetou mais de 220 milhões de brasileiros. Aliás, afetou mais cidadãos do que a própria população do país, porque nem os falecidos escaparam ao vazamento. Nome, datas de nascimento, endereços, fotos… tudo isto vazado e comercializado na dark web, cortesia dos bandidos digitais. A situação voltaria a repetir-se meses depois, com um vazamento de dados da popular rede social Facebook, que afetou 8 milhões de brasileiros.
Um dos crimes cibernéticos que se tem tornado mais popular no passado recente são os sequestros digitais. Uma empresa subsidiária da estadunidense JBS foi alvo de ransomware em Maio do ano passado e teve que pagar 11 milhões de dólares para recuperar a sua informação de um grupo de hackers russos. Também as Lojas Renner ou a agência de turismo CVC passaram pelo mesmo, mas com melhor sorte, já que conseguiram não pagar resgate. Contudo, o exemplo mais mediático de ransomware de 2021 foi o que afetou a IFood e que desfigurou o nome de todos os parceiros cadastrados, que foram trocados por mensagens políticas de extrema-direita.
Mas não são apenas as empresas que são vítimas destes crimes cibernéticos. Também o Governo brasileiro não escapou a esta vaga de assaltos. Em dezembro último, hackers invadiram vários sites governamentais, como o do Sistema Único de Saúde, o da Polícia Rodoviária Federal ou o do Ministério da Economia. A polícia investiga o sucedido, mas não existem grandes notícias sobre novidades neste campo. Felizmente, parece não ter havido sequestro de informação ou qualquer pagamento.
Estes números são impressionantes e mostram inequivocamente como a cibersegurança é um ponto absolutamente fulcral nas empresas atualmente. Não admira, portanto, que a maioria dos negócios, independentemente da sua área de intervenção ou da sua dimensão, tenham passado a investir cada vez mais neste setor. A cibersegurança tornou-se ponto vital para o sucesso comercial corporativo.
Assim, o treinamento da equipe de TI contra estes crimes tem ganho cada vez mais importância, mas existem também quatro simples mudanças que podem aumentar decisivamente a cibersegurança de qualquer empresa. São fáceis e rápidas de implementar, sem grandes investimentos, estando por isso ao alcance de qualquer. Assim, comece por definir os seus objetivos e reais necessidades no que diz respeito a esta área. É fundamental saber de forma clara o que é necessário fazer para uma boa gestão de riscos.
Comece por se proteger de dentro para fora. Quando se fala em ciberataques pensamos imediatamente em hackers que procuram entrar no sistema privado das empresas, mas isso só é possível quando a proteção e organização dos dados e informação corporativa não é protegida eficientemente. Ou seja, não importa contar com equipes de TI altamente treinadas e especializadas, se depois os diretores e os quadros de decisão não estiverem igualmente capacitados para tal.
Finalmente, mas não menos importante, teste a segurança do seu negócio. Faça testes e simulados de ataques, para avaliar as reais capacidades da sua equipe de TI. A defesa do seu negócio deve ser um esforço conjunto, uma vez que numa empresa todos remam para o mesmo lado. Um ataque cibernético atinge toda a equipe por igual e, por isso, todos contribuem para o seu sucesso. Assim, defina regras de conduta e utilização virtuais, que ajudem a minimizar os riscos de ataques e a expor menos a sua empresa perante terceiros.
Quer melhorar a segurança da informação de sua empresa com treinamento da sua equipe de TI em Cybersecurity? Entre em contato conosco e saiba mais!
By Jornalista Dermot
*/ ?>