Durante a pandemia, houve uma grande turbulência no mercado de trabalho. Com milhões de pessoas repensando como trabalham e vivem – e como equilibrar melhor os dois – vimos trabalhadores mudando de carreira ou de emprego.
Da estagnação de renda e precarização do emprego ao esgotamento e insatisfação com o seu papel, há uma série de fatores que contribuíram para a “ Grande Demissão ”.
No entanto, existem alguns setores que vêm crescendo apenas com mais vagas de emprego do que candidatos qualificados – e a tecnologia é um deles.
De acordo com a pesquisa, o setor de segurança cibernética tem uma necessidade crítica de trabalhadores talentosos e, na verdade, faltam 2,7 milhões de pessoas em todo o mundo .
Crescendo, eu nunca imaginei que seguiria uma carreira em tecnologia. Meus pais trabalhavam em programação de computadores e, embora eu tivesse acesso a computadores desde muito jovem, não pretendia seguir o exemplo deles.
No entanto, uma jornada sinuosa me levou a uma carreira significativa como desenvolvedor de software full-stack trabalhando em segurança cibernética. É algo de que me orgulho e gosto genuinamente.
Na faculdade, conheci pessoas que estudavam ciência da computação e todos pareciam ser garotos prodígios que estavam programando antes do ensino médio.
Como isso não correspondia à minha experiência, optei por um programa de negócios, pois parecia muito menos técnico e achei que ofereceria oportunidades mais adequadas ao meu conjunto de habilidades.
Enquanto cursava a faculdade, trabalhei em uma variedade de setores, tentando o maior número possível de funções para ter uma noção do que eu gostava e queria fazer a longo prazo.
Trabalhei em construção, atendimento ao cliente e até mesmo administração de folha de pagamento, mas nada parecia certo. Eu estava quase terminando meu diploma de negócios quando decidi fazer uma disciplina eletiva em programação de computadores e isso mudou tudo.
Onde meus outros cursos nem sempre me motivaram, esta aula de programação foi extremamente envolvente e, mais importante, eu gostei. Isso se traduziu em gastar tempo extra em todas as minhas tarefas simplesmente porque era divertido.
Como resultado, fui o primeiro da turma e descobri que tinha mais em comum com meus colegas do que pensava.
Isso foi um alerta para mim. Mesmo quando terminei meu diploma de negócios, eu sabia que meu próximo passo seria seguir a ciência da computação.
Na verdade, pode-se dizer que passei meu tempo descobrindo o que não me apaixonava. Mas quando encontrei a programação de computadores, tudo se encaixou.
Encontrei um ótimo trabalho trabalhando com a Fortinet. Agora, estou no processo de terminar um CST Bacharel em Tecnologia com uma dupla especialização em Desenvolvimento de Aplicativos de Segurança de Rede e Administração de Segurança de Rede.
E eu ainda amo isso. Parece menos como trabalho e mais como um hobby que eu gosto.
Se eu pudesse oferecer conselhos para aqueles que desejam seguir uma nova carreira, eu diria a eles que reservem um tempo para experimentar as coisas. Explore diferentes oportunidades e aprenda o máximo possível até descobrir o que realmente gosta.
Eu também encorajaria as pessoas a serem corajosas e testarem seus limites. Deixei equívocos sobre o campo se transformarem em temores de que a programação de computadores seria muito técnica para mim, mas eu estava errado. A combinação de interesse natural e bom treinamento era tudo o que eu precisava para me destacar.
Você pode se surpreender com o que aprende sobre o campo da segurança cibernética e sobre você.
Saiba mais sobre os programas de treinamentos Fortinet.
Fonte: Fortinet
Resumo de:
*/ ?>