De acordo com um levantamento publicado pelo Grupo MZ, os ataques cibernéticos contra empresas brasileiras cresceram em aproximadamente 220% em 2021 em uma comparação com o mesmo período do ano anterior. Embora nenhum setor fique de fora desse período, as empresas no setor de saúde e de energia elétrica foram as que mais relataram casos de ataques cibernéticos.
Assim como não há nenhum setor capaz de se tornar invulnerável a esse mal, os portes da empresa também não importam mais. Pequena, média, grande empresa… Todas estão à mercê dos ataques cibernéticos.
Mas não se preocupe pois, assim como ele existe, há também soluções capazes de proteger a segurança da informação de sua empresa. Confira algumas das melhores dicas agora mesmo!
Iniciando a nossa lista de dicas para proteger os dados da sua empresa está uma bem simples, mas que muitos esquecem da sua importância. Embora seja de conhecimento geral que o mais adequado é utilizar sempre (e somente) produtos oficiais, na realidade de muitas empresas brasileiras nem sempre isso ocorre.
Utilizar apenas as licenças oficiais de softwares e outros tipos de produtos necessários para a empresa pode reduzir quase que por completo os riscos de ataques cibernéticos. Além disso, muitos programas piratas oferecem uma abertura para hackers atuarem sem complicações, deixando seus dados expostos para qualquer um.
Assim como ter acesso aos produtos oficiais que são necessários para a abertura e funcionamento da empresa, também é de extrema importância manter esses softwares ou apps sempre atualizados. As atualizações não são apenas uma forma de receber novas funções ou ferramentas como é ideal para garantir a segurança do programa. Por isso, se há uma nova atualização disponível, faça-a o mais breve possível.
De nada adianta, por exemplo, um único colaborador ter os melhores conhecimentos sobre como proteger os dados da empresa se os demais participantes do grupo não sabem nada acerca do tema. É preciso que todos os envolvidos na empresa (desde os cargos mais altos até os cargos mais baixos) tenham acesso a treinamentos adequados, capazes de abrir os olhos dos colaboradores sobre possíveis falhas ou perigos na Segurança da Informação da empresa.
Focando nisso, ofereça a todos os seus colaboradores uma série de cursos, workshops, aulas e até mesmo livros ou vídeos sobre como manter a proteção dos dados da sua empresa e observe a segurança dos seus dados aumentar de forma fácil.
O backup em nuvem é uma ferramenta poderosa quando se trata da proteção de dados empresariais, já que oferece uma segurança de alta qualidade e não permite esquecer atualizações necessárias nos dados gerados e coletados. Além disso, pode salvar qualquer empresa em casos de perdas por inundações, incêndios, danos, roubos e etc.
Como explicado na terceira dica, oferecer os treinamentos corretos é um dos melhores (e mais importantes) caminhos para assegurar a segurança dos dados da sua empresa em curto e longo prazo. E, para garantir que as capacitações são de fato adequadas, conte com uma das melhores instituições de ensino: a Inlearn.
A plataforma de ensino da Inlearn conta com mais de 20 anos de experiência em oferecer treinamentos sobre segurança cibernética para mais de 12 mil profissionais brasileiros ao redor do país.
Para saber mais, confira o calendário de cursos da Inlearn, em parceria com a Fortinet. Você também pode expandir ainda mais os seus conhecimentos sobre segurança cibernética nas nossas mídias sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook.
*/ ?>