Se você procurar por anúncios de emprego na área de TI, sempre encontrará diversas oportunidades abertas. A verdade é que a demanda por talentos de TI já é tão grande que as empresas competem por profissionais. Para sair na frente na disputa, as companhias devem investir em estratégias para retenção de talentos.
Por um lado, o desequilíbrio entre demanda e oferta de profissionais se dá pelo rápido avanço tecnológico nos mais diversos segmentos de mercado, que requerem cada vez mais profissionais especializados. Por outro lado, há o desinteresse das empresas em investir na aprendizagem contínua de seus profissionais e reter talentos, preferindo apostar em novas contratações.
Neste artigo, explicaremos a importância e os benefícios do investimento na retenção de talentos e demonstraremos como as empresas devem agir para reter seus talentos.
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Além do cenário do mercado de TI, que está constantemente aquecido com novas oportunidades de emprego, a retenção de talentos é também uma questão crítica para os setores financeiro e de recursos humanos.
Os custos com a rotatividade dos funcionários são até 2,5 vezes maiores do que o salário de um colaborador, ao considerar rescisões e indenizações, além dos gastos com treinamento e tempo de adaptação de um novo contratado.
Também, quando uma empresa investe em retenção de talentos, ela desenvolve colaboradores mais motivados, que por sua vez oferecem melhor desempenho e produtividade, criam o sentimento de ownership com o negócio e portam-se como exemplos para os demais funcionários, que sentirão vontade de crescer ainda mais na empresa.
Não existe apenas uma fórmula ou estratégia correta sobre como as empresas devem agir para reter seus talentos.
De fato, o fator mais importante a ser considerado durante o planejamento dessa estratégia é justamente a personalidade da comunidade de colaboradores, entendendo o que eles querem, dentro do que a empresa é capaz de ofertar.
Apesar disso, existem algumas táticas que podem ser utilizadas para reter talentos em muitos cenários de negócio. Confira:
Mesmo com os diversos estudos e avanços no âmbito de gestão de equipes e pessoas, ainda existem muitos líderes que aplicam uma administração arrogante e confusa, sem priorizar as necessidades de seus subordinados.
Ao desenvolver uma gestão humanizada, a retenção de talentos acontece porque o líder se aproxima dos demais membros da equipe, dando feedbacks construtivos e relevantes para o crescimento dos colaboradores, e abrindo espaço para receber opiniões sobre sua gestão também.
Já foi a época em que vale transporte e plano de saúde eram considerados benefícios, estes agora são requisitos mínimos para que um candidato se interesse por uma vaga e se mantenha nela.
Para reter talentos, é necessário pensar fora da caixa: flexibilidade de horários e local de trabalho ou compensações financeiras por desempenho individual ou geral da empresa, podem ser bons exemplos para começar.
Tem se tornado uma prática cada vez mais comum entre profissionais de TI procurar por empresas que invistam em aprendizagem contínua, treinamentos internos e especializações. Esta preferência, também, abre a oportunidade para que as organizações apostem nos profissionais que já integram suas equipes ao invés de recrutar novos candidatos.
Contudo, oferecer apenas a educação não é suficiente para a retenção de talentos, é necessário demonstrar as etapas para o crescimento dos profissionais, expondo de forma transparente e objetiva quais são as metas a serem alcançadas para a progressão na carreira do colaborador dentro da empresa.
É evidente que, ao concentrar-se na retenção de funcionários, as organizações desenvolvem colaboradores talentosos e motivados, que realmente querem fazer parte da empresa e que estão focados em contribuir para o sucesso geral do negócio.
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