A segurança cibernética virou pauta comum nas empresas após a aceleração da transformação digital, profissionais em home office, Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e até ameaças internas.
Nesse sentido, vale destacar que, de acordo com a pesquisa “Transformação digital nas organizações em tempos de pandemia”, 32% das empresas disseram que já estão se preparando e 24% afirmaram que a transformação digital já é prioridade máxima no planejamento estratégico.
No entanto, segundo pesquisa do Gartner, a área de TI sofre com lacunas de habilidades emergentes em fase de recuperação da pandemia.
Para completar, segundo relatório produzido pela CSO, 47% dos incidentes digitais com origem na própria empresa foram desencadeados por colaboradores inocentes, que caíram em técnicas de roubo de dados.
Por isso, preparamos esse conteúdo sobre como prevenir sua empresa de ameaças internas sobre segurança cibernética. Confira!
Saiba mais: Saiba a importância do curso de segurança cibernética em 2021
O primeiro passo para evitar os problemas de segurança cibernética provocados por ameaças internas é desenvolver uma cultura de cybersecurity entre todos os profissionais da sua organização.
Para isso, inclua ações educacionais e de conscientização, para garantir as melhores práticas no dia a dia da operação de TI, bem como para o engajamento dos demais colaboradores.
Promover especificamente treinamentos de conscientização cibernética para todos os profissionais também é importante para evitar as ameaças internas na sua organização.
Neste caso, esse tipo de capacitação previne a exposição da empresa a ataques comuns de engenharia social, como phishing, spear phishing, smishing ou outros golpes disfarçados de suporte técnico.
Os exercícios práticos são importantes para testar o conhecimento e ajudar os colaboradores a identificar os possíveis sinais de ameaças.
Como visto, a segurança cibernética não pode ser responsabilidade apenas do departamento de TI das organizações, especialmente porque as ameaças chegam para todos dentro de uma empresa, independentemente do setor.
Por isso, os esforços colaborativos devem ter o objetivo de que todos os profissionais estejam cientes das políticas de segurança cibernética, bem como do impacto que suas ações podem ter na organização.
Nesse sentido, é importante trabalhar cada vez mais para integrar os setores da sua empresa para que os profissionais compreendam e coloquem em prática as ações sobre cybersecurity, principalmente agora, em home office.
Por falar em ações do dia a dia sobre segurança cibernética, é importante estabelecer e compartilhar as melhores práticas para que os colaboradores possam identificar e evitar possíveis ameaças.
Confira algumas dicas que podem ser divididas com os demais profissionais:
Leia também: Saiba como a F5 Networks promove a segurança cibernética das aplicações da sua empresa
Para obter os melhores treinamentos e capacitações sobre segurança cibernética, é importante contar com uma empresa especializada em soluções educacionais para profissionais de TI e com experiência no mercado.
A Inlearn é uma instituição educacional com mais de 20 anos de experiência e que já capacitou mais de 12 mil profissionais por meio de cursos e treinamentos corporativos, alguns deles com certificação internacional.
Acesse nosso calendário e veja o que a Inlearn, em parceria com a Fortinet, preparou para você.
*/ ?>