O investimento em um curso de segurança cibernética ganhou ainda mais relevância para empresas e profissionais de TI após o isolamento social provocado pelo coronavírus e o aumento do home office como modelo de trabalho.
Para ter uma ideia do atual cenário do mercado, 46% das empresas implementaram o trabalho remoto após o início da crise, de acordo com levantamento realizado pela Fundação Instituto de Administração (FIA).
E para fornecer a estrutura necessária aos profissionais, as organizações também tiveram que reforçar a segurança digital. Nesse sentido, segundo a pesquisa Agenda 2021, o investimento em cybersecurity aumentou 21% em 2020 por conta da crise.
Para demonstrar a importância de investir em um curso de segurança cibernética em 2021, os ataques hackers aumentaram mais de 333% no Brasil desde o início do isolamento social, como aponta o levantamento da Kaspersky.
Além disso, desde setembro de 2020, entrou em vigência a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, que também faz com que as organizações se preocupem ainda mais com a segurança digital.
Diante deste cenário, conheça os principais desafios que fazem as empresas investirem em um curso de segurança cibernética em 2021, de acordo com os estudos mais recentes da Fortinet.
Leia mais: Curso de cibersegurança: como prevenir ataques digitais no ambiente corporativo e no trabalho remoto
Segundo pesquisa da Fortinet, 73% das organizações sofreram pelo menos um ataque hacker no último ano que poderia ser atribuído à lacuna de habilidades em cybersecurity.
Além disso, de acordo com o mesmo levantamento, 68% das empresas não tomaram medidas como recrutamento, contratação e retenção de talentos de segurança cibernética.
No cenário atual, é fundamental que as companhias deem a atenção necessária em cibersegurança e invistam na contratação qualificada de profissionais, disponibilizem curso de segurança cibernética e implementem outros métodos para a retenção de talentos.
Outro desafio sobre segurança digital para 2021 é saber escolher e contratar os melhores profissionais. Muitas empresas exigem um conjunto de habilidades e experiências que não condizem com o tempo de carreira dos candidatos selecionados.
Por isso, talvez seja importante observar os candidatos mais pelo potencial de crescimento e identificar qualidades, como:
Outro ponto que tem sido um desafio para as organizações é disponibilizar treinamentos de TI que realmente façam a diferença no dia a dia da operação.
Existem muitos cursos teóricos que não trabalham a capacidade dos alunos colocarem o aprendizado em prática, o que gera confusão e até insatisfação.
Por isso, opte por instituições e cursos qualificados, que promovam um diferencial técnico em sua equipe de TI e, consequentemente, na segurança digital da sua empresa.
Outro ponto que também pode comprometer a segurança das aplicações de uma organização é a falta de entrosamento entre colaboradores.
Neste caso, além de oferecer um curso de segurança cibernética, é preciso estimular a comunicação e colaboração de todos nos projetos de TI, principalmente aos relacionados à segurança.
Por fim, é necessário que não só a equipe de TI, mas todos os profissionais de uma empresa sigam boas práticas sobre segurança digital.
Por isso, é importante criar ações de comunicação interna, por exemplo, para que essas práticas fiquem claras aos profissionais e que as orientações tornem-se um hábito no cotidiano profissional.
Leia também: Cibersegurança: o que fazer para proteger dados na sua empresa?
Para obter um curso de segurança cibernética, como o FortiManager, é importante contar com uma empresa especializada em soluções educacionais para profissionais de TI e com experiência no mercado.
A Inlearn é uma parceria educacional com mais de 20 anos de experiência que já capacitou mais de 12 mil profissionais por meio de cursos e treinamentos corporativos, alguns deles com certificação internacional.
Nesse sentido, estamos com diversas oportunidades para inscrição no treinamento técnico FortiManager.
Acesse nosso calendário e veja o que a Inlearn, em parceria com a Fortinet, preparou para você.
*/ ?>