A segurança das operações digitais sempre foi uma preocupação dos profissionais de TI e das marcas em si, sendo que o curso de cibersegurança é recomendado para mitigar essas ameaças.
No atual cenário, os gestores precisam adequar-se à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrou em vigor, neste ano, em um momento de ampliação dos ataques cibernéticos em decorrência do aumento do home office.
O desafio é imenso e, segundo pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), 56% das empresas de tecnologia ainda precisam se adequar à LGPD. No entanto, todos os segmentos precisam seguir a nova legislação.
A LGPD foi sancionada no Brasil em 2018, com previsão de entrar em vigor em 2 anos. Muitas empresas aproveitaram esse período para se adequar, mas outras companhias que deixaram para última hora tiveram a pandemia da Covid-19 como um empecilho adicional no processo.
O objetivo da lei é dar diretrizes às empresas quanto à coleta, ao armazenamento e ao processamento de dados dos clientes, aumentando o controle dos usuários sobre as informações fornecidas e o uso delas pelas marcas.
Para que as novas diretrizes sejam cumpridas, a LGPD prevê multas milionárias para empresas que não se adequarem ou em caso de violação de dados, como após um ataque de ransomware, por exemplo.
Por essa razão, o curso de cibersegurança e a estruturação de processos mais seguros são etapas essenciais para adequação rápida da empresa às normas da LGPD.
Veja ainda: Lei de proteção de dados pessoais: estruture seu negócio para a nova legislação
Entre as estratégias que podem ser desenvolvidas pela empresa para se adequar à LGPD, destaca-se a realização do curso de cibersegurança pelos profissionais de TI.
Alguns cursos dispõem de módulos que visam justamente instruir quanto aos ajustes necessários na estrutura tecnológica da empresa para que ela se adeque à nova lei. Entre os conteúdos, incluem-se:
Leia mais: Encarregado de proteção de dados: quais profissionais podem exercer a função?
Para que o curso de cibersegurança realmente garanta os conhecimentos necessários para diminuir as vulnerabilidades da empresa e informar sobre a LGPD, é importante escolher uma parceira estratégica.
A Inlearn é um centro educacional referência na América Latina, com tutores com experiência prática no ambiente corporativo. O que garante uma estruturação dos módulos e conteúdos com melhor aproveitamento posterior pelos profissionais.
Saiba mais: Curso de cibersegurança: por que investir em capacitação profissional na minha empresa?
São diferentes cursos com foco na segurança e com conteúdos específicos sobre a LGPD, privacidade de dados e para capacitação em profissional de privacidade e proteção de dados (DPO). Conheça os cursos de cibersegurança da Inlearn aqui!
*/ ?>