A partir do cenário dos últimos meses, a transformação digital no varejo ganhou velocidade para que as empresas do setor mantivessem suas operações.
Nesse sentido, vale destacar que segundo estudo da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), ações voltadas para a transformação digital no varejo cresceram 65% neste ano comparado a 2019.
Além disso, de acordo com o mesmo estudo, a instabilidade dos últimos meses também fez com que a transformação digital no varejo se tornasse prioridade para manter os negócios em operação.
Mas não adianta apenas buscar soluções tecnológicas e recursos inovadores se a equipe de TI não está apta a lidar com essas novidades.
Por isso, preparamos esse conteúdo sobre a importância de investir em capacitação técnica em tecnologia da informação para que os colaboradores de TI possam garantir o retorno esperado a partir da implementação das novas soluções. Confira!
Leia também: Transformação digital no varejo: 7 fatores-chave para ter sucesso
O investimento em treinamento técnico em tecnologia da informação deve ser uma das principais prioridades das empresas para obter sucesso na transformação digital no varejo.
Nesse sentido, os colaboradores devem ter domínio técnico dos novos recursos, bem como estarem alinhados ao modelo de negócio e as demandas e necessidades do mercado.
Por isso, o investimento em cursos corporativos se faz necessário. Esta é uma estratégia fundamental para ampliar o acesso dos profissionais à qualificação necessária para as transformações previstas.
Essas capacitações qualificam todo o time de TI das empresas varejistas e permitem uma transição tecnológica completa, o que reduz os erros e potencializa a eficiência de todos os novos recursos.
RFID: é um método de identificação por meio de sinais de rádio, como o pagamento automático de pedágios. Assim, é possível fazer a leitura única do carrinho com as compras em um caixa de supermercado, por exemplo, e evita-se ter que passar item por item.
Beacon: tecnologia por meio de dispositivos de geolocalização que medem a movimentação dentro de um estabelecimento. Assim, a empresa consegue identificar os espaços de maior interesse dos clientes. Esse recurso auxilia as varejistas a estruturarem melhor a disposição dos produtos.
Gôndola virtual: recurso em formato de painéis que simulam prateleiras com as imagens e preços dos produtos. Assim, os clientes podem comprar itens em qualquer local, como estações de metrô e pontos de ônibus, por exemplo. O pagamento é realizado por meio da aproximação do celular com o painel.
Inteligência artificial: pode ser utilizada em várias frentes como destacar um item de interesse nas redes sociais do cliente, identificação de padrões de consumos, recomendações de compra e até para a área de atendimento ao cliente, por meio de chatbot.
Realidade aumentada: essa tecnologia permite que os clientes tenham mais interação com os produtos mesmo antes de comprá-los. Assim, o recurso permite que as compras sejam realizadas com mais certeza de satisfação e promove uma experiência diferenciada aos clientes.
Saiba mais: Transformação digital no varejo: principais desafios enfrentados pelo setor
Para garantir as melhores capacitações em tecnologia da informação e deixar a sua equipe preparada com treinamentos técnicos para as tecnologias da transformação digital no varejo, é importante contar com uma parceira educacional sólida e experiente.
Nesse caso, a Inlearn é um centro de formação que já capacitou mais de 12 mil profissionais em toda a América Latina e dispõe de professores especializados em modelos de formação presencial e a distância.
As nossas soluções educacionais vão desde treinamentos técnicos até workshops customizados.
Acompanhe nosso calendário de treinamentos corporativos e certificações de TI.
Quer saber mais sobre os treinamentos técnicos na área de tecnologia da informação para qualificar seu time? Entre em contato conosco!
*/ ?>