A necessidade de inovação bate à porta das companhias que, muitas vezes, não compreendem a complexidade de um processo de transformação digital. Afinal, tais mudanças não envolvem apenas à inserção de tecnologias e o desenvolvimento de novas estratégias, mas também a cultura organizacional.
Vale lembrar que, atualmente, a competitividade está diretamente relacionada à capacidade de as empresas inovarem. No entanto, as culturas engessadas dificultam essa transição.
A seguir, conheça formas de adequar a cultura organizacional e tornar a empresa realmente inovadora.
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Muitas empresas ainda acreditam que o investimento em tecnologia é o pilar mais importante da inovação. Porém, a cultura organizacional continua como uma barreira ao sucesso quando não considerada desde o início da transição.
Segundo pesquisa da Deloitte, 84% dos executivos dizem adotar esforços para transformar a cultura organizacional para alcançar a transformação digital. Mas fazer isso é desafiador. Portanto, exige estudos, planejamento e engajamento. Veja como atingir este objetivo!
O primeiro aspecto relevante para a transformação cultural na empresa é identificar como ela é recebida pelos colaboradores e analisar o clima organizacional.
Neste estudo, é possível verificar:
A partir disso, se torna mais fácil determinar o nível de esforços necessários para uma transição cultural.
Apesar de parecer óbvio, nem sempre as lideranças estão engajadas na difusão da cultura organizacional. Assim, responsabilizam o RH ou os próprios colaboradores por essa questão.
De acordo com a consultoria McKinsey, a transformação nas empresas tem 3,8 mais chances de ser bem-sucedida quando CEO e líderes adotam uma narrativa de mudança convincente e atraente.
Logo, a participação e o envolvimento desses profissionais são determinantes no sucesso da transformação da cultura organizacional.
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A inovação está diretamente relacionada à adoção de processos ágeis na corporação. Com isso, é possível superar gargalos operacionais e métodos engessados que limitem a criatividade e a autonomia dos profissionais.
Desse modo, os processos usados na empresa precisam refletir esse apelo à inovação e à transformação digital. Ou seja, é necessário rever e redesenhar aqueles que restringem a operação por serem baseados em um modelo tradicional de gestão.
Com a necessidade de processos ágeis e autonomia dos colaboradores, consequentemente, aumenta a importância de um poder decisório próprio. É uma mudança de mentalidade empresarial para melhorar a operação.
Assim, uma cultura voltada à inovação depende de uma tomada de decisão descentralizada. Por exemplo, um colaborador que lida com dados deve ter a liberdade para escolher novas estratégias. O que elimina a necessidade de reportar, aguardar e confirmar.
Até porque processos nos quais as informações devem ser transmitidas aos líderes e voltar em forma de decisões fechadas são totalmente contrários à cultura inovadora.
Para estarem aptos para a inovação e a transformação digital, os colaboradores precisam dominar:
Por isso, é preciso realizar treinamentos específicos para capacitar a sua equipe. O que colabora para incentivar a cultura organizacional inovadora.
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