Se você é gestor de uma empresa, provavelmente, o assunto transformação digital é um focos de debate sobre estratégias futuras. Afinal, é fundamental se adaptar ao novo cenário, composto de tecnologias inovadoras que otimizam processos e visam oferecer boas experiências ao consumidor.
Porém, assim como em boa parte das organizações, colocar essas transformações em prática se torna uma tarefa complexa. Até porque existem diversos desafios a serem superados. Entre eles, está a mudança na cultura organizacional.
Neste contexto atual, é preciso conscientizar gestores e funcionários sobre a importância dos novos processos para continuidade e sucesso dos negócios. Inclusive, a pesquisa da fornecedora de serviços, Masergy, evidencia esta situação.
Do total de executivos entrevistados, 78% concordam que a indústria deles está mudando. Além disso, eles veem a transformação digital como uma questão de sobrevivência no novo mercado.
No entanto, a transformação digital deve ser vista além da simples necessidade de se manter competitivo. Afinal, as tecnologias e inovações podem auxiliar as empresas a crescerem e terem melhores resultados no presente e no futuro.
Quando se pensa em transformação digital, é comum imaginar obstáculos ligados à tecnologia. Porém, a inovação não depende somente de máquinas e sistemas. Pelo contrário, os desafios acabam sendo mais organizacionais do que tecnológicos.
Isso envolve mudanças que vão desde a liderança até os colaboradores. Logo, é necessário sensibilizar a todos sobre a importância de se adaptar a novos modelos. Além disso, deve-se fornecer treinamentos que os preparem de forma prática para as transformações.
Veja agora outras barreiras que devem ser ultrapassadas para a implementação da transformação digital de forma eficiente:
No estudo da Masergy, 61% dos entrevistados afirmaram que o ROI das estratégias de transformação digital é de longo prazo. Porém, 39% deles esperam que o retorno dos seus investimentos seja rápido.
Este dado demonstra que é necessário uma mudança de mentalidade. Isto porque as transformações não se tratam de tecnologias isoladas que trazem resultados rápidos e individuais. Mas se trata de uma transformação digital e cultural baseada na gestão sustentada a longo prazo.
Segundo levantamento da ZK Research, em 2018, dois terços dos millennials mudaram de marca em função de uma experiência do cliente ruim. Isso significa que as iniciativas de transformação digital devem iniciar o quanto antes.
O que, inclusive, ajuda a fundamentar em oferecer uma experiência memorável. Do contrário, a probabilidade de perder clientes para a concorrência é grande.
A pesquisa da Masergy mostra a realidade das empresas em relação às prioridades de investimentos em tecnologia. Os executivos elegeram os seguintes recursos como principais focos de interesse para o negócio:
Logo, mais do que implementar inovações, as organizações buscam resolver suas necessidades de base. Por exemplo, a cibersegurança tem sido uma das principais preocupações de gestores. Até porque as novas regras de proteção de dados podem gerar prejuízos para as empresas no caso de vazamento de informações.
Ou, ainda, migrar para a nuvem pode ser o primeiro passo para a modernização de infraestrutura. Além disso, inserir a análise de dados nos processos é importante, pois traz um panorama que embasa a tomada de decisão.
Como você viu, a transformação digital é capaz de revolucionar processos e otimizar resultados de forma surpreendente. Mas também traz uma série de desafios a serem superados. A começar pela capacitação de colaboradores para essa nova realidade.
A Inlearn oferece diversos treinamentos técnicos que envolvem segurança da informação e tecnologia. Por meio destes cursos, é possível qualificar a sua equipe para inserir a transformação digital na rotina da organização. Oferecemos um amplo portfólio de cursos oficiais autorizados e focados em tecnologias emergentes.
Além disso, para se adaptar às novas regras da lei de proteção de dados, contamos com o curso para DPO. Capacitamos os profissionais da sua empresa para a nova função que será exigida de Encarregado de Proteção de Dados. Nosso treinamento também prepara os alunos para a certificação Privacy and Data Protection Practitioner (PDPP), do EXIN.
Quer conhecer as nossas soluções educacionais para auxiliar sua empresa e impulsionar a transformação digital? Entre em contato com a Inlearn agora mesmo!
*/ ?>