Cada vez mais a tecnologia é um elemento determinante nas empresas, viabilizando desenvolvimento e performance nos negócios de diferentes segmentos. Devido esse fator, a cibersegurança será mais central nas empresas.
Uma vez que a cibersegurança tenha mais valor nas estratégias e orçamentos dos negócios, novas tendências surgem, mobilizando departamentos de TI e profissionais da área.
A seguir, conheça cinco tendências de cibersegurança para 2019!
Apresenta-se como uma forte tendência de cibersegurança para 2019 a regulamentação e execução de leis sobre proteção de dados em diferentes partes do mundo.
Esse cenário se deve a influência do Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) em vigor na União Europeia e da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) que em breve entrará em vigência no Brasil.
A expectativa é que em 2019 novas regras sejam articuladas sobre a proteção de dados, impactando a prática das empresas e também que haja mais rigor na punição àqueles que desrespeitarem essas determinações.
Leia também: 6 cursos de automação de processos em TI para preparar sua equipe
Os ataques cibernéticos continuam fortes em 2019 e reinventam-se com o objetivo de tornarem-se mais realistas e completos, utilizando o monitoramento do comportamento dos usuários para determinar ações com mais chances de sucesso.
Esse cenário exige um preparo das empresas para lidar com o spear phishing e outras violações da proteção dos usuários, além de conscientização dos funcionários para evitar roubos de dados individuais que prejudiquem a empresa.
Uma expectativa para os últimos anos e que está cada vez mais em evidência é a autenticação multifator para transações online. Atualmente, essa opção é disponibilizada como um diferencial, entretanto, deve tornar-se obrigatória em breve.
Entre as transações online que podem contar com essa tecnologia estão movimentações financeiras em bancos, mas também processos de compra no e-commerce, acesso ao e-mail, redes sociais, entre outras.
As empresas devem preparar as equipes para lidar com esse cenário, principalmente pensando na necessidade de que esses recursos sejam rapidamente incorporados pelos profissionais.
Espera-se que em 2019 a Microsoft expanda o uso do Windows 10 Advanced Threat Protection (ATP), um serviço que permite a qualquer pessoa com uma licença E5 veja e analise as mudanças feitas por um invasor em um sistema.
Atualmente, o acesso ao recurso exige telemetria e vinculação do computador ao serviço ATP. A expectativa da empresa é que esse padrão de segurança seja implementado em todas as versões do Windows.
Todas as novas tecnologias e tendências para 2019 demonstram a importância de um usuário final mais preparado para lidar com as ameaças e recursos de cibersegurança.
Com isso, mais empresas, independentemente do segmento, devem investir em treinamento de qualidade para os colaboradores, incluindo em programas de conscientização para que os profissionais compreendam a importância da segurança digital.
A Inlearn oferece diversos cursos em Segurança da Informação, inclusive com foco em formar profissionais especializados em proteção de dados (DPO) e também voltados a entender os impactos e desafios da LGDP.
O nosso centro de formação é certificado pela Pearson | PSI e Krytirion e já formou mais de 10 mil alunos na América Latina, comprovando a qualidade e experiência na área de educação corporativa.
Para saber mais, acesse ao nosso site e confira os cursos em segurança da informação com inscrições abertas!
*/ ?>