Ainda que a automação de sistemas e tarefas não seja necessariamente uma novidade, essa área tem ganhado visibilidade nos últimos anos com o desenvolvimento de novas tecnologias que tem permitido aprimorar os resultados alcançados.
Para atuar com automação de sistemas, uma das linguagens que podem ser usadas é a Python. Saiba a seguir a importância dela e de um curso certificado
A automação de sistemas tem contribuído para resultados como a redução dos custos operacionais, maior produtividade das equipes e eficiência para os negócios. Mas, além desses benefícios já consolidados, outros têm sido possíveis.
Atualmente, a automação é diretamente influenciada por novas tecnologias como o machine learning, big data e a inteligência artificial, que deixam a solução mais robusta e complexa, de forma que possa ser usada para uma maior variedade de demandas.
Além das novas soluções automatizadas que são possíveis, destaca-se também o quanto essa tecnologia está difundida nas companhias, sendo que atualmente não é mais preciso ser uma grande empresa ou do setor de tecnologia para beneficiar-se dessas novas possibilidades.
A linguagem de script Python é apenas uma das diversas que podem ser usadas para serviços de automação de sistemas e tarefas, sendo aceita em plataformas como AWS (Amazon Web Services) e OpenStack.
O diferencial, entretanto, é que essa linguagem tornou-se mais comum nos últimos anos devido à série de benefícios que proporciona. Como:
A linguagem Python é uma das mais simples na sintaxe, de forma que é mais rápida e prática de ser aprendida quando comparada a opções mais complexas, como a Perl, que possui um excesso de símbolos que confunde o programador.
O ideal é aprender uma linguagem que pode ser usada em diferentes plataformas, de forma a permitir uma atuação mais completa por parte do profissional, ao mesmo tempo em que viabiliza ampliar os conhecimentos em diferentes soluções.
Todo programador e profissional de TI sabe o quanto uma linguagem com uma coleção grande de bibliotecas, principalmente se forem multiplataformas, contribui no desenvolvimento por economizar tempo e esforços, o que é o caso da Python.
Um benefício da linguagem Python é a tendência de que ela continue sendo muito usada no futuro devido à abrangência, pois ela permite desde a automação de rotinas a frameworks completos de desenvolvimento web.
Dessa forma, o aprendizado da linguagem Python permite que o profissional mantenha-se atualizado, além de permitir o direcionamento dos estudos para outras linguagens usando esses conhecimentos.
Para um uso profissional de Python na automação de sistemas e tarefas, é essencial realizar um curso mais completo. Assim, uma opção é um que seja certificado internacionalmente, como o da Inlearn, que é um centro de certificação da Pearson | PSI e Kryterion.
Os cursos são desenvolvidos e realizados por instrutores capacitados, as tecnologias são testadas em laboratório e são realizadas atividades de vivência prática, sendo possível escolher diferentes modalidades de aula que sejam mais interessantes para a empresa.
Além do curso de automação em Python, ainda são disponibilizadas outras opções para empresas e profissionais, como openshift, openstack, kubernet, container e ansible.
Quer saber mais sobre nossos cursos em TI? Conheça os cursos com inscrições abertas!
*/ ?>