Quantas vezes você já teve que gerir um problema de relacionamento na equipe? É muito comum encontrar profissionais qualificados, porém sem equilíbrio emocional e essa dificuldade pode aumentar os índices de turnover, diminuir o ânimo e atrapalhar os resultados.
Administrar pessoas sempre é delicado. Ainda mais quando é preciso extrair o melhor do potencial de cada uma delas, fazendo com que o grupo cresça junto. Por isso, é tão essencial desenvolver competências individuais relacionadas às emoções, à interação e ao trabalho integrado.
Como fazer isso? Descubra, agora, com 4 dicas eficazes para melhorar o equilíbrio emocional no trabalho!
Para o sucesso no relacionamento da equipe, é essencial que o líder seja exemplo. Por isso, é preciso exercitar a paciência e a resiliência na função, de forma a não deixar os problemas da equipe o transformarem em um profissional estressado.
O gestor tem dois papéis fundamentais: o de coordenar a parte produtiva e o de mediar as relações. Assim, um líder que pensa estritamente nos resultados, deixa de cumprir suas funções e se esquece que uma equipe motivada impacta diretamente no sucesso da companhia.
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A interação entre profissionais é ponto-chave para criar um bom ambiente de trabalho. Afinal, a comunicação é base para trabalhos em equipe e para a fluidez dos processos em uma companhia.
Para estimular a boa interação entre os profissionais, alguns fatores básicos são essenciais, como ter uma estrutura física que facilite e estimule a colaboratividade, uma segmentação dos processos e uma liderança que delegue e ajude todos a fazer o mesmo também.
Obviamente, não basta a boa intenção do gestor, na hora de implementar um bom relacionamento interpessoal, isso porque as equipes são muito variadas e as personalidades mais fortes podem causar atrito.
Assim, o papel do setor de Recursos Humanos também é de extrema importância, pois é esse setor que será responsável por disseminar treinamentos e atividades que ensinem os colaboradores a lidar com situações complexas utilizando inteligência emocional.
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Portanto, manter o equilíbrio emocional no trabalho é difícil, mas possível desde que seja feito um esforço conjunto. Gestão, RH e funcionários precisam manter o foco no objetivo maior que é a evolução da empresa e de todos. Sendo que, tudo isso pode ser incentivado nos treinamentos e no dia a dia das equipes.
A Inlearn atua, justamente, ajudando empresas a estimularem um bom clima organizacional, porém sempre com foco na melhoria de resultados. Para isso, oferecemos programas de desenvolvimento de pessoas, os quais são totalmente personalizados.
Entre as nossas soluções, oferecemos cursos e atividades vivenciais que preparam equipes, líderes e gestores para criarem um time de sucesso e engajado para aumentar a produtividade e a qualidade dos produtos ou serviços da empresa.
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